Por Dani Sutil
O #projetoestradeira tem o objetivo de incentivar mulheres (e os homens também) a praticar o motociclismo e mototurismo com mais e melhores informações sobre as condições das rodovias, cidades, pontos turísticos e de apoio.
Não existe viagem de moto perfeita, mas sim um bom planejamento.
Para o artigo deste mês, minha sugestão de roteiro é no Nordeste do Brasil. Especificamente a Rota do Sol: de Natal até Pipa. Bora subir na garupa e já deixar salvo essas dicas.
Total percurso: 110 km (mapa ao final).
Total de horas: cerca de 2h45m (sem contar paradas).
Rodovia pavimentada, boa manutenção, e sem pedágio.
Atenção: trecho de perímetro urbano, com muitas lombadas e animais às margens da pista.
Todo o trecho é repleto de lindas paisagens do litoral, em cerca de 110 km, com alguns pontos de parada para um banho ou apenas mirantes de contemplação. Natureza nos oferece um show e bora aproveitar!
Saindo de Natal, você deverá seguir pela RN-063, a Rota do Sol, sentido Parnamirim. Nesse trecho, você poderá fazer uma parada no Centro de Lançamento Barreira do Inferno, onde encontramos um museu expositivo com os foguetes já lançados desta base da Aeronáutica. Esse nome peculiar foi dado pelos pescadores locais, que ao navegar próximo eram jogados contra as rochas pela força das ondas, e muitos naufragaram. Atualmente, é uma reserva de proteção das tartarugas marinhas, monitorada pelo Projeto Tamar/ICM Bio.
Seguindo nossa viagem, faça uma parada no Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo (assim está no Guinness Book), na praia de mesmo nome, em Parnamirim-RN. Se paga uma pequena taxa para entrar no local, que conta com uma boa infraestrutura para receber os visitantes: visita guiada, placas informativas, banheiros, lanchonetes e lojas de suvenir.
A melhor época para visitar o Cajueiro é quando está com frutos, de setembro a novembro. São mais de 80 mil cajus por ano!!!
Seguindo pela mesma rodovia, aproveite a linda paisagem da praia de Búzios, e logo depois o mirante dos Golfinhos. Parada certa para uns minutos de observação e, com sorte, eles aparecem.
Depois do mirante dos Golfinhos, saia da RN-063, e siga pela via da praia de Tabatinga para conhecer uma das lagoas do litoral sul do RN: a lagoa de Arituba, sendo minha parada de almoço, com acesso muito fácil, e depois siga para a espetacular lagoa do Carcará, em Nísia Floresta; parada imperdível para o banho, mas com acesso que demanda mais cuidado nos trechos de terra e areia. Nada impossível para minha Poderosa Baby!
Voltando para a RN-063, precisamos chegar até a BR-101 a fim de chegarmos ao acesso à RN-003, sentido Tibau do Sul.
Já em Tibau do Sul, encontra-se a Lagoa de Guaraíras. O mirante fica na beira da estrada, logo após o pórtico de sapê que também funciona como um Centro de Informações ao Turista da Rota do Sol. Não se esqueça de inserir esse local no seu GPS, já que o trecho possui um caminho mais curto e não tão bonito até Pipa.
E continuando para nosso destino final, a Praia de Pipa, podemos vislumbrar todo o mar à beira da estrada, e fazer uma última parada no mirante de Cacimbinha, que possui uma das melhores vistas para o pôr-do-sol. #ficadica
Confira toda essa viagem em um dos episódios no canal da Dani Sutil no YouTube.
Chegando à praia de Pipa é uma alegria só! Com muitos atrativos, mas, isso fica para uma próxima dica de roteiro.
E já sabem #estradeiras, nos vemos na estrada!
コメント